top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruna Brum

Maturidade emocional

Atualizado: 7 de jun. de 2020


1. Empatia


Não basta ser capaz de identificar suas próprias emoções. Você também precisa ser capaz de reconhecer e gerenciar as emoções dos outros. Quando você tem empatia por outras pessoas, somente coisas boas podem vir: compreensão, compromisso e uma maior inteligência emocional. Ter empatia pelos outros também é uma forma de respeito e torna você mais acessível, o que são traços importantes da maturidade emocional.


2. Responsabilidade


Maturidade emocional significa ser capaz de admitir quando você está errado e enfrentar as consequências de seus próprios erros com compreensão e dignidade. Pense em pessoas que não se responsabilizam por coisas que fizeram. Muitas vezes, eles estarão em negação de qualquer delito, e, às vezes, até tentam colocar a culpa em outra pessoa.


3. Autoconhecimento


A autoconsciência é um dos fundamentos da maturidade emocional. Quando você é autoconsciente, significa ser capaz de identificar seus estados emocionais, ver seus pensamentos e ações de todos os ângulos e julgar-se com base nos mesmos padrões que você julga os outros. As pessoas que são autoconscientes tendem a ser melhores em aceitar críticas, o que é outro traço da maturidade emocional. Isto é porque elas são frequentemente mais críticas de si mesmas, sendo mais perceptivas de suas próprias ações e emoções.


4. Flexibilidade


Flexibilidade significa entender que nem tudo vai seguir seu caminho, e isso é apenas um fato da vida. Ser capaz de fazer concessões, especialmente quando envolve outras pessoas, é um sinal claro de maturidade emocional. Desenvolver um senso de flexibilidade requer alguns traços diferentes como a paciência, por exemplo. Se você não conseguir manter a calma durante os períodos de mudança ou quando problemas surgirem, não poderá tomar decisões tranquilas e conscientes.


5. Uma quantidade saudável de confiança


A confiança é um dos elementos que compõem a maturidade emocional, mas tem que ser uma quantidade saudável. Excesso de confiança pode fazer a pessoa beirar a arrogância. Confiança insuficiente pode gerar baixa autoestima. Você precisa de um equilíbrio de confiança e autoconhecimento para confiar em suas próprias decisões, mas aceite as críticas necessárias se tiver feito a escolha errada. Confira este texto sobre como aumentar sua autoconfiança.


Ter maturidade emocional é algo muito desejado. Ela ajuda a fazer com que tenhamos mais sucesso em todos os âmbitos da vida, dos relacionamentos pessoais até mesmo sucesso na carreira. E ela pode ser desenvolvida, inclusive por meio de terapia. Um psicólogo irá promover o autoconhecimento e ajudar a aumentar a autoestima.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page